10 dicas para conquistar e influenciar pessoas nos negócios – Escola INCO

Autor(a):

No decorrer deste artigo, mostraremos alguns truques de como conquistar e influenciar pessoas nos negócios

Quantas vezes nos pegamos envolvidos por um discurso de uma pessoa em uma palestra, treinamento ou workshop? A verdade é que isso não é uma ação tão simples assim. A arte de conquistar e influenciar pessoas nos negócios – é um grande desafio, o qual muitos já nascem com o dom e outros precisam aperfeiçoá-lo.

Parece algo sem muita importância, mas saber se conectar com o seu público e fazer com que ele crie este vínculo mais recíproco, fará com que você tenha uma série de ganhos no meio dos negócios. Um deles, por exemplo, é na hora da venda. Quando a sua audiência se encontra conectada com você ou com o seu produto/serviço, as chances dela sair de um “meio de funil” e ir para o “topo de funil” são enormes. Neste caso, o que queremos dizer é: quanto mais influência você exercer sobre o seu cliente, mais propenso à compra ele estará.

Dito tudo isso, vamos às 10 dicas para conquistar e influenciar de maneira eficiente as pessoas no ramo dos negócios?

Dicas para conquistar e influenciar pessoas nos negócios

1 – Use a 3ª pessoa do plural

Para começar estas dicas, a primeira delas é: use a 3ª pessoa do plural. Sim, quando usamos a 3ª pessoa do plural, transmitimos às pessoas um certo senso coletivo, e isso faz com que elas se sintam parte de um todo.

É bem melhor falar algo como: “Nós estamos juntos nessa” do que “Você está nessa”. Se você estivesse ouvindo alguém dizer estas frases, não se conectaria melhor com a primeira?

2 – Aplique a técnica de Storytelling

A técnica de Storytelling é uma maneira extremamente impactante e potente para conquistar e influenciar pessoas. Isto porque quem a utiliza tem como objetivo passar emoção ao público através de histórias, histórias essas que ele possa se identificar – seja vivenciando algo parecido ou se colocando na situação.

Para exemplificar: Pense que você está assistindo a uma palestra, e o apresentador começa a contar uma história super envolvente onde o personagem principal passa por uma situação muito parecida com a que você já vivenciou na sua vida. Qual é a chance de você não se envolver com isso? E, ainda, não se emocionar?

Aproveite para ampliar o seu conhecimento sobre Storytelling com os artigos:

10 dicas para fazer um Storytelling perfeito Storytelling para negócios: como contar histórias para atrair mais o público e efetivar vendas Storytelling é uma habilidade de vendas indispensável

3 – Proporcione uma oferta imperdível para conquistar e influenciar pessoas nos negócios.

Quando nos vemos diante de uma oferta totalmente imperdível, qual é a nossa primeira reação? Muito provável é a de querer adquirir o quanto antes aquele produto ou serviço, não é mesmo? Por isso, esta tática pode ser muito viável quando o assunto é conquistar!

Um exemplo bem simples é quando uma loja que você ama passa a ofertar alguma mercadoria por tempo ilimitado. Ao visualizar isso, você vai se sentir instigado a ter um envolvimento com a marca/produto e mais tentado a realizar a compra.

4 – Use o gatilho mental de escassez

Os gatilhos mentais são muito utilizados hoje em dia, para uma série de propostas. Se o seu objetivo for persuadir, ou seja conquistar/influenciar, então precisa analisar o uso do gatilho mental de escassez.

Como o próprio nome já sugere, ele trabalha o ponto de que se você não comprar algo o quanto antes, irá perder. E, acredite, ninguém quer ter a sensação de perda, de que ficou fora de alguma coisa!

É o mesmo que ler algo como: “Última chance” ou então “Somente no dia X”.

Falando neste assunto, não deixe de dar uma conferida na nossa matéria: “Gatilhos mentais: o que são e quais os benefícios que oferecem“.

5 – Utilize a reciprocidade

Seguindo com estas dicas para você, gestor ou colaborador, que quer conquistar com o máximo possível de impacto o seu público, não deixe de analisar também o fator reciprocidade.

Muitas vezes, estamos tão interessados em fazer com que o cliente compre um produto ou uma mercadoria, que nos esquecemos de pensar em formas convincentes para que ele tome essa decisão de compra.

Uma maneira muito eficaz para isso é utilizar a reciprocidade. Mostre para as pessoas que caso elas adquirem algo, terão em troca outra coisa. Isso faz com que haja um sentimento onde “todo mundo está ganhando”, o que é ótimo para este momento de persuasão.

6 – Pense no momento apropriado para tudo

De que adianta falar o que o seu público quer ouvir, mas no momento mais inoportuno? Isso só fará com que você perca oportunidades de se conectar com as pessoas.

É preciso, sob todas as circunstâncias, refletir sobre a hora certa para tudo. Reflita, por exemplo, a hora mais apropriada para provocar a audiência, para abordar um determinado tema ou ainda o momento ideal para estimular uma ação. Não perca o “timing”, pois ele pode ajudar e muito em tudo o que for fazer, seja no âmbito profissional ou até mesmo pessoal.

7 – Demonstre empatia

Quem não gosta de sentir que está sendo compreendido? Que tem voz diante de uma determinada questão?

Para demonstrar empatia, é preciso trabalhar uma série de estratégias, como por exemplo: saber ouvir o outro, demonstrar interesse nas ideias e opiniões alheias, ser compreensível e paciente e etc.

O laço empático com o seu público fará com que ele fique cada vez mais próximo de você.

8 – Faça elogios ou comentários positivos/construtivos

É sempre muito bom quando alguém faz um elogio às pessoas. Isto porque elas se sentem mais motivadas, queridas e até mesmo especiais, através de um gesto de carinho ou positividade.

No meio dos negócios, é importante evidenciar as qualidades das pessoas, para que elas se sintam mais confortáveis, acolhidas e até felizes.

Suponhamos que você é um colaborador e está em uma reunião com o seu gestor, reunião esta que conta com uma série de resultados positivos advindos de algum projeto que você realizou. Não seria legal se este gestor prestasse algum elogio ao seu trabalho? E, caso isso acontecesse, você não se sentiria mais inspirado e envolvido com tudo? Temos certeza que sim!

9 – Conquistar e influenciar pessoas nos negócios: Chame as pessoas pelo nome

Indo mais para o finalzinho destas táticas importantes para quem quer conquistar e influenciar pessoas no mundo dos negócios, anote aí também um ponto fundamental, que é o de chamar as pessoas pelo nome.

Quando passamos a chamar as pessoas pelo nome, mostramos a elas que são importantes, e isso faz com que automaticamente haja uma certa intimidade e envolvimento por parte delas. O contrário, ou seja, quando não há um cuidado com isso, é possível que o público se sinta ofendido e não queira se conectar com você e nem com o que está ofertando.

Pense nisso, pois parece algo simples, mas que faz toda a diferença!

10 – Acene a cabeça durante a fala

Por fim, acene a cabeça durante a fala. Esta é uma tática que poucas pessoas conhecem e aplicam, mas é fundamental no que se refere ao ato de persuadir.

Essa linguagem corporal, de fazer um gesto com a cabeça, faz com que as pessoas fiquem estimuladas a concordar com algo/alguma coisa, e isso é um ponto super positivo quando você está em busca de conquistar uma audiência.

Uma dica é para que você faça a leitura do texto: 12 práticas para melhorar a sua oratória.

Agora você já está pronto para arrasar aonde quer que seja com estratégias perfeitas de conquista e influência. Que tal colocar tudo o que abordamos aqui em prática? Temos certeza que será um sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *